Resumo Executivo
Um breve resumo do Projeto Cultural
O projeto Na Trilha da Arte Para Todos é uma iniciativa cultural de caráter experimental, inscrita na categoria Projetos Especiais do ProAC ICMS, que propõe uma experiência de fruição artística em contato com a natureza, acessível a pessoas com e sem deficiência. A atividade será realizada nas dependências do Jardim Botânico Chico Mendes, especificamente na Trilha das Flores e no Parque Acessível — o primeiro parque totalmente acessível da Baixada Santista. O espaço conta com infraestrutura adaptada, incluindo trilhas acessíveis, áreas de descanso, corrimãos, sinalização tátil e acompanhamento de educadores ambientais, proporcionando uma vivência segura, inclusiva e integrada ao meio ambiente.
Resumo Executivo | Imagem 01 - Parque Acessível - o primeiro parque totalmente acessível da Baixada Santista.

Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/jardim-botanico-e-certeza-de-diversao-para-criancas-e-adultos-em-santos
A proposta visa promover oficinas culturais acessíveis e interativas ao longo do mês de setembro, em alusão ao Setembro Verde, dedicado à inclusão da pessoa com deficiência. Serão realizadas oito oficinas, com agendamento prévio conforme protocolos institucionais. Os atendimentos ocorrerão exclusivamente às sextas-feiras, nos períodos matutino (8h às 11h) e vespertino (14h às 17h), com participação de até duas turmas por escola (de períodos diferentes — matutino e vespertino), com capacidade de atendimento de até 30 crianças por grupo, entre pessoas com e sem deficiência.
Cada oficina será composta por duas atividades complementares. A primeira hora será dedicada à oficina "A Melhor Coisa É Reciclar", conduzida pelo artista popular Gilberto de Oliveira (Giba do Sapatinho) — proponente do projeto e referência em cultura popular e inclusão social. Realizada durante um passeio inclusivo pela Trilha das Flores, essa atividade propõe a transformação de materiais reutilizáveis em instrumentos musicais, com músicas autorais e uma abordagem lúdica que estimula a consciência ambiental.
As duas horas seguintes serão conduzidas pela Cia Semeando Sonhos (formada por integrantes e ex-integrantes da trupe 6/12 Circus, reconhecida internacionalmente) com a oficina Circo Para Todos. Representada pela artista circense brasileira Luana Karla Vieira, a trupe é composta por Luana (maquiagem e malabares), o argentino León Bernabé Pirola — Leòn Pirola (monociclista, malabarista, equilibrista e pernalta), entre outros artistas multiplicadores, nacionais e internacionais, contratados para colaborar nas oficinas e espetáculos da dupla principal.
Especificamente para realização do projeto Na Trilha da Arte Para Todos, a trupe será formada com mais dois artistas (um mágico e um palhaço), além da dupla principal representada por Luana, em consonância ao Projeto Pedagógico que integra este Plano de Trabalho, com foco em atividades circenses inclusivas que favorecem o desenvolvimento motor, social e criativo das crianças participantes. Esta oficina será realizada no Parque Acessível, um ambiente naturalizado e adaptado que permite interações lúdicas com o espaço e os elementos naturais, incentivando a criação de novas brincadeiras e experiências sensoriais.
O projeto conta com o apoio operacional dos seguintes parceiros estratégicos:
- OCABS — coletivo de artistas fundado e dirigido por Gilberto de Oliveira.
- Blog Para Todos — coletivo de especialistas em acessibilidade comunicacional;
- Refresh Brazil — inventora e fornecedora de soluções para acessibilidade natural, responsável pela locação de toda a estrutura de acessibilidade complementar, incluindo cadeiras de rodas especiais para trilhas com laudo de qualidade IMREA USP, 100% de manobrabilidade e características únicas;
A responsabilidade técnica é de Cris Teodósio Cesar, produtor cultural, professor e especialista em Metodologia do Ensino da Música, Musicoterapia, Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Tecnologia da Informação e com MBA em Gerenciamento de Projetos.
Na Trilha da Arte Para Todos está plenamente alinhado à missão institucional do Jardim Botânico Chico Mendes, bem como aos objetivos do ProAC ICMS, reunindo educação ambiental, arte, acessibilidade e relevância cultural em uma vivência segura e significativa, que promove a experimentação, a socialização e a formação artística em diálogo com a diversidade e a preservação ambiental.